António Guterres, um português no comando da ONU

Em novembro, a USP deve realizar um seminário para discutir o impacto que a nomeação de Guterres pode significar para os países de língua portuguesa

 19/10/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 17/04/2017 as 16:06

Logo da Rádio USP

logo_radiousp_790px
.

António Guterres, à direita, novo secretário-geral da ONU - Foto: Divulgação/UN Geneva
António Guterres, à direita, novo secretário-geral da ONU – Foto: Divulgação/UN Geneva

Escolhido por aclamação pela Assembleia Geral da ONU no último dia 13 de outubro, o novo secretário-geral da ONU toma posse do cargo no dia 1º de janeiro de 2017. A boa nova, para os países de língua portuguesa, é que o substituto de Ban Ki-moon é o lisboeta António Guterres, que já ocupou cargo no governo de Portugal. Caberá a ele reger os destinos da ONU por um período de cinco anos, e a expectativa é de que sua nomeação traga impactos para países que, como o Brasil, têm no português a sua língua oficial. Espera-se, ainda, como diz o colunista Pedro Dallari, que Guterres colabore para a expansão da cidadania em um mundo cada vez mais globalizado.
.
.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.