Alimentos funcionais com bioativos podem prevenir doenças

Especialista enfatiza avanço de pesquisas que comprovam a capacidade terapêutica do tomate e da soja

 01/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 06/11/2017 as 9:32

Logo da Rádio USP

Além da prática de exercício físico regular, a inclusão de alimentos com funcionalidade terapêutica pode contribuir para a prevenção de doenças em homens e mulheres. É sobre esse tema que a professora titular do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, Jocelem Mastrodi  Salgado, escreveu a obra Alimentos Funcionais.

Foto: Paul Woods via Flickr – CC

Ela explica que, para homens, o tomate tem compostos bioativos capazes de prevenir o câncer de próstata. O decupeno, presente na casca do alimento, pode ser mais aproveitado quando o alimento é aquecido. Assim, o conselho é consumir diariamente molho de tomate junto do azeite (este facilita a ação do composto do tomate no corpo).

Já para mulheres  a recomendação é o consumo da soja. Jocelem conta que esse alimento é útil para a mulher antes da menopausa. As mulheres correm o risco de desenvolver tumores devido à grande produção de estrogênio. A soja possui componentes que desempenham o mesmo papel do estrogênio no organismo e combate o risco do excesso gerar um tumor.

A editora da obra de Jocelem, Oficina de Texto, promove, no dia 22, às 14h30, um webinar para abordar a temática dos alimentos funcionais. Mais informações no site da editora.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.