Água em estado líquido foi encontrada nas luas de Saturno

Missão espacial Cassini trouxe descobertas surpreendentes, entre elas a existência de água saindo de gêiseres na lua Encélado

13/10/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 20/10/2017 as 11:40

A água é um dos principais, senão o principal ingrediente necessário para que a vida se desenvolva. Por isso, é uma das moléculas mais buscadas pelas missões espaciais, em particular na forma líquida.  A sonda Cassini, que orbitava Saturno desde 2004 e encerrou suas operações no último mês, encontrou esta valiosa substância em duas luas do planeta: Titã e Encélado.

Encélado, aliás, é uma lua extremamente pequena mas muito brilhante, algo que intrigava os astrônomos, e que por isso fizeram Cassini se aproximar do objeto. Foi então que, surpreendemente, foram vistos no polo sul de Encélado gêiseres com água saindo. Ouça mais sobre a descoberta no áudio acima, na coluna Entender Estrelas, do professor João Steiner.