Aeroporto Santos Dumont é marco do Modernismo no Brasil

Obra é exemplo da importância da capital carioca para a modernidade brasileira, diz Martin Grossmann

 20/09/2017 - Publicado há 7 anos

O Aeroporto Santos Dumont, inaugurado em 1936 no Rio de Janeiro, é um marco do Modernismo no Brasil. O “gesto audacioso” de implantar em pleno centro da cidade uma pista com 700 metros de comprimento atrelou definitivamente a capital carioca à modernidade.

Esse foi um dos exemplos citados pelo professor Martin Grossmann para mostrar que o Rio de Janeiro – e não apenas São Paulo – teve importância fundamental para a implantação do Modernismo no Brasil. O comentário de Grossmann foi feito no dia 20 de setembro de 2017, em sua coluna “Na Cultura o Centro Está em Toda Parte”, transmitida pela Rádio USP (93,7 MHz).

Ouça no link acima a íntegra da entrevista.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.