Acesso fácil de crianças a medicamentos pode levar à morte

Muitos casos de intoxicação são fruto de negligência no armazenamento dos remédios

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

O doutor Anthony Wong, diretor médico do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da USP, alerta que a intoxicação por medicamentos é uma das principais causas de morte de crianças de até cinco anos no Brasil.

O médico explica que a curiosidade própria da infância, junto à imprudência de alguns pais, são fatores que propiciam esse tipo de acidente. Wong também destaca a confusão que embalagens muito parecidas podem causar e a administração de remédios para tratar problemas que prescindem de medicamentos. Wong enfatiza a importância de se manter a calma em casos de intoxicação e buscar auxílio especializado. O médico indica para a região da grande São Paulo o número 0800 0148 110; para as demais regiões, o número indicado é o 11 2661 8800.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados