Pesquisador analisa processos envolvendo matrícula em escolas

Levantamento de dados mostra que processos vão muito além do direito constitucional à educação

 01/02/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

A volta às aulas é um período de preocupações para os pais. Entretanto, essas  preocupações não se extinguem nos custos com material escolar, pois não são raros processos relacionados a matrícula nas escolas. Consta na Constituição brasileira o direito à educação, e esse fato abre margem para a existência de tais processos.

Contudo, processos envolvendo matrícula não ocorrem apenas para garantir o acesso à educação. Segundo análise da Procuradoria Geral do Estado acerca dos processos relativos à educação, boa parte deles gira em torno de pais que desejam matricular seus filhos no ensino fundamental antes da idade permitida pelo Conselho de Educação.

Para comentar esse e outros assuntos relacionados ao tema, a Rádio USP entrevistou o pesquisador João Pedro Paro, do Núcleo de Políticas Públicas da USP. Confira a entrevista no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.