A resiliência das cidades

Paulo Saldiva comenta conceitos de manutenção das cidades e como lidar com diferentes intempéries

 09/04/2018 - Publicado há 6 anos

Na coluna de hoje, o professor Paulo Saldiva comenta a questão da resiliência urbana e da resiliência econômica, dois conceitos atrelados à capacidade das cidades resistirem frente a diferentes fatores, sejam eles meteorológicos ou financeiros. Acerca da questão econômica, o professor ressalta as políticas públicas mal executadas, que promovem a falência das cidades e a interrupção de seus serviços: “Como fazer com que as cidades funcionem, num momento em que lhes falta dinheiro para tudo?”, questiona.

O professor aproveita o tema para divulgar um grupo de pesquisa, do Instituto de Estudos Avançados da USP, que tratará justamente da questão da resiliência das cidades, com o intuito de propor soluções para a matéria. Para saber mais sobre o assunto, confira a coluna completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.