A importância de ler os rótulos dos alimentos

Segundo a professora Jocelem Salgado, “o rótulo nada mais é do que a forma de comunicação entre o produto e o consumidor”

Por - Editorias: Atualidades, Rádio USP
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Nos dias que correm, em que é grande o cuidado com a saúde, a informação é uma importante aliada como forma de prevenção. Por isso, no momento de comprar um produto no supermercado, é importante ler o rótulo daquilo que se está levando para ser consumido em casa.

As informações contidas nos rótulos dos produtos podem orientar o consumidor sobre se as substâncias presentes naquele determinado alimento podem ou não ser consumidas. Um exemplo é o glúten, que não pode ser consumido pelos portadores de doença celíaca.

Sobre a importância de se decifrar o rótulo dos alimentos, a repórter Simone Lemos conversou com a professora Jocelem Mastrodi Salgado, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP de Piracicaba):

 

O consumidor também deve estar atento ao prazo de validade, recomendação que vale até mesmo para uma garrafa de água. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) preconiza que, quando o prazo de validade for menor do que três meses, o fabricante é obrigado a colocar no rótulo apenas o mês e o dia em que o produto foi fabricado.

logo_radiousp_790px

.

.

.

 

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Google+Tweet about this on TwitterImprimir esta páginaEnviar por e-mail

Textos relacionados