A febre amarela e outras seis doenças ameaçam o verão

Doenças transmitidas por mosquitos podem se tornar epidemias, como ocorre com a febre amarela, segundo especialista da FMRP

 10/01/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 05/03/2018 as 7:37
Por
Logo da Rádio USP

O número de mortes por febre amarela no Estado de São Paulo não para de crescer. O governo liberou a vacinação para todo o estado a partir de fevereiro. Mas se ilude quem pensa que as únicas preocupações neste verão são a febre amarela e a dengue.

Outras cinco doenças transmitidas por mosquitos preocupam os pesquisadores. Mais um vez a Zika e a Chikungunya e, ainda, o rocio, a encefalite St. Louis e o oropouche. Rocio e Encefalite St Louis são flavivírus, e podem ser confundidos com a dengue, alertam os pesquisadores.

Em 1975 e 1978 houve epidemia do rocio, que tem como hospedeiro animais silvestres, que, picados por mosquitos dos gêneros Aedes, Psorophora e Culex, passam a carregar o vírus e podem transmitir para os humanos.

O professor Luiz Tadeu de Moraes Figueiredo, do Laboratório de Virologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, explicou como se manifestam essas doenças, os perigos, os sintomas e os cuidados.

Ouça no link acima.

Por Ferraz Junior  

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.