A crise das instituições emperrando o jogo democrático

Para Álvaro Moisés, as instituições precisam recuperar o seu desempenho, a sua relação e seu papel na sociedade

logo_radiousp_790px
.

Em coletiva de imprensa alunos de colégio estadual anunciam desocupação da escola - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Em coletiva de imprensa alunos de colégio estadual anunciam desocupação da escola – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Está cada vez mais presente no Brasil o debate em torno da importância da lei para o processo democrático. Esse debate, segundo o cientista político José Álvaro Moisés, ocupa o Congresso Nacional e a sociedade, e tem se acirrado nas últimas semanas, com as invasões de escolas de ensino médio em diversos pontos do País. Paralelo a isso, uma recente pesquisa realizada na Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, procurou apurar a confiança na Justiça brasileira. O nível de confiança das pessoas nas instituições (partidos políticos, Congresso Nacional, Poder Judiciário etc.) é muito baixo.