A construção social do ambiente digital

Especialista comenta como a construção social da realidade se aplica nas redes sociais e suas consequências

 13/04/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Datacracia de hoje, o professor Luli Radfahrer fala sobre construção social da realidade e a forma como esse conceito atua em um ambiente digital. O especialista esclarece que “construção social” diz respeito às coisas que atuam sobre a nossa realidade e comportamento, contudo, não são objetivas, e sim condicionadas ao ambiente ao qual o indivíduo cresce e convive.

Segundo o professor, o modo como as redes sociais operam, de modo a atrair o usuário e apenas direcionar conteúdo do qual ele tem preferência, faz com que o indivíduo viva em uma realidade feita para agradá-lo, mas que não necessariamente se concretiza como realidade objetiva. Além disso, ele também ressalta que, como no ambiente digital cada um cresce e convive em uma realidade construída de forma diferente, temas como, por exemplo, a política tendem a ser polarizados: “Você realmente acredita que está certo, e que o ‘inimigo’ é bárbaro”, complementa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.