Ministério da Educação anuncia mudanças para o Enem em 2017

Prova em dois domingos consecutivos e cadernos personalizados são algumas das alterações determinadas para este ano

 17/03/2017 - Publicado há 7 anos
Por
Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px
.

Foto: Suami Dias/GOVBA via Fotos Públicas
Foto: Suami Dias/GOVBA via Fotos Públicas

O Ministério da Educação (MEC) divulgou mudanças para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2017. Decididas por meio de consulta pública, a ação envolveu cerca de 600 mil participantes, que foram responsáveis por responder diversas questões sobre a realização do exame,  entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro.

Dentre as alterações, a principal foi referente aos dias de prova — agora o Enem será realizado em dois domingos consecutivos. Além das datas, houve alterações nas disciplinas: o primeiro domingo, 5 de novembro, terá redação, linguagens e ciências humanas; o segundo, 12 de novembro, ciências da natureza e matemática.

A mudança influencia na rotina dos candidatos sabatistas, que antes ficavam confinados em salas nos locais de prova até o pôr-do-sol, quando começavam a realizar o exame. Agora, o Inep não precisará mais se preocupar com essa logística.

Outra modificação relevante é que, a partir de 2017, o Enem perde sua validade como diploma de conclusão do Ensino Médio, algo que deve refletir diretamente no número de candidatos inscritos para a prova.

Pela primeira vez, os cadernos de prova serão personalizados, levando o nome do candidato e o número de inscrição impressos. Ademais, o ranking de escolas, divulgado pelo MEC e baseado no Enem, será extinto. Segundo o Ministro da Educação, Mendonça Filho, o ranking das escolas era utilizado como propaganda e não é missão do Estado brasileiro estabelecer tal desserviço.

Para debater as mudanças, a Rádio USP conversou com o Professor Marcos Garcia Neira, da Faculdade de Educação (FE) da USP. Ouça acima o áudio da entrevista.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.