2016, um ano de instabilidades

Em uma série de quatro comentários, o professor Pedro Dallari vai fazer um balanço de um ano que deixou pouco espaço para o tédio

 07/12/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 17/04/2017 as 13:56

logo_radiousp790px
.

Indivíduos estão menos tolerantes com práticas tradicionais da política - Foto: George Campos/USP Imagens
Empoderamento dos indivíduos: expressão da cidadania no mundo globalizado – Foto: George Campos/USP Imagens

O ano de 2016 foi um ano de muitas emoções, tanto no Brasil quanto no mundo. A opinião é do colunista Pedro Dallari, em seu comentário semanal para a Rádio USP. Para ele, a instabilidade deu o tom, gerando episódios como os do impeachment no Brasil, a saída do Reino Unido do bloco europeu e a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. Ainda segundo Dallari, isso está associado a um fenômeno de nossa época, que é o do empoderamento do indivíduo, que tem como um de seus sintomas a quebra do exercício do poder tradicional. Tudo isso levando a aspectos positivos e negativos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.