Renina Katz, aos 92 anos, recebe homenagem da ABCA

Trajetória da professora da USP foi reverenciada pelos críticos de arte do País no dia 18 de abril

20/04/2018 - Publicado há 6 anos
Renina Katz lecionou durante 29 anos na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP – Foto: Arquivo pessoal / Reprodução / Scielo / IEA

A artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP Renina Katz vai receber uma homenagem especial da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), ao lado dos artistas, curadores e instituições que se destacaram em 2017. A escolha dos nomes foi feita através da votação de críticos associados de todo o País e a apuração ocorreu no dia 18 de abril, em assembleia realizada no Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia, em São Paulo.

A ABCA escolheu os melhores da arte de 2017 em dez categorias. O troféu é uma escultura criada especialmente para essa homenagem por Maria Bonomi e será entregue no dia 22 de maio, às 20 horas, no Teatro Sesc Vila Mariana, em São Paulo.

A homenagem dos críticos do País para Renina Katz chega em um momento muito especial. Aos 92 anos, suas gravuras integram a história da arte brasileira. Com a poética das cores, a agilidade dos traços, elas vão trilhando um caminho próprio. Estão expostas na mostra que comemora os 70 anos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, onde lecionou desde 1956. São paisagens que estão nos acervos e já foram expostas nos principais museus do País e do exterior.

Sem título, água forte, 1989 e Cárceres, litografia colorida sobre papel, 1977 – Fotos: Reprodução

Renina tem trabalhos, como bem lembrava José Mindlin, “de uma poesia infinita”. Foi ele quem reuniu, em 2004, os desenhos da artista, esquecidos em uma gaveta, para ilustrar a reedição do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, lançado pela Editora da USP (Edusp) e Imprensa Oficial. “Quando terminei a leitura, comecei a desenhar sem parar. Fiquei encantada por esse épico da literatura brasileira, pelos versos fluindo com tanta força e emoção e, ao mesmo tempo, com tanto realismo”, contou a artista. “Fiz 200 desenhos, imaginando reuni-los em um pequeno álbum. Sonhei em ilustrar a obra com uma série de gravuras em metal.” Décadas depois, no cinquentenário do poema, Mindlin conseguiu realizar o sonho da artista.

Passagem, aquarela sobre papel, 1983, e Ressonância, litografia sobre papel, 1974 – Fotos: Reprodução

Os vencedores do Prêmio ABCA

Além de premiar os vencedores, a associação homenageia a mineira Teresinha Soares e a gaúcha Zorávia Bettiol. Também entregará o prêmio Destaque para a exposição Mario Pedrosa – De la naturaleza afectiva de la forma, apresentada no Museo Reina Sofía, Madri, para o Projeto Verbo Performance Arte e Sesc 24 de Maio.
Confira, a seguir, a lista completa de vencedores do Prêmio ABCA:

Ilustrações de Renina Katz para o épico Romanceiro da Inconfidência – Fotos: Reprodução

Prêmio Gonzaga Duque, de crítico filiado pela atuação durante o ano: Luiz Camillo Osório
Prêmio Sérgio Milliet, de autor por pesquisa publicada: Fernando Cocchiarale, André Severo e Marilia Panitz – Artes Visuais, Coleção Ensaios Brasileiros Contemporâneos. São Paulo: Edição Funarte, 2017
Prêmio Mário Pedrosa, de artista de linguagem contemporânea: Rosana Paulino
Prêmio Ciccillo Matarazzo, de personalidade atuante na área: João Moreira Salles
Prêmio Mário de Andrade, trajetória de crítico: Icleia Cattani
Prêmio Clarival do Prado Valladares, de artista pela trajetória: Anna Maria Maiolino
Prêmio Maria Eugênia Franco, de curador pela exposição: Regina Teixeira de Barros, pela curadoria da exposição Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna, MAM, São Paulo, 2017
Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade, de instituição pela programação: Bienal Internacional de Curitiba
Prêmio Paulo Mendes de Almeida, de melhor exposição: Amélia Toledo – Lembrei que esqueci, apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, 2017
Prêmio Antônio Bento, de difusão das artes visuais na mídia: revista Dasartes